terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quadrinhos na Educação


Os últimos anos têm pautado a presença das histórias em quadrinhos
na escola, tanto como atividade de leitura quanto em práticas usadas em sala
de aula. Dos Parâmetros Curriculares Nacionais (pcn) ao Programa Nacional
Biblioteca na Escola (pnbe), houve uma gradativa inserção do tema na
área educacional brasileira. Mais do que isso: quadrinhos se tornaram política
educacional do país.
A presença dos quadrinhos no ambiente escolar – incentivada pelo governo
federal – tem gerado novos desafios aos professores e trazido à tona
uma adiada necessidade de se compreender melhor a linguagem, seus recursos
e obras.
Considerando essa realidade, os últimos anos também presenciaram o
lançamento de livros que buscaram enfocar a utilização das histórias em quadrinhos
em sala de aula. Especialmente dedicada à prática docente, a coleção
Como usar em sala de aula, também da Editora Contexto, já em 2004 incluiu
um título direcionado às histórias em quadrinhos, com reflexos bastante
positivos no ambiente escolar brasileiro.
O livro Quadrinhos na educação: da rejeição à prática, que agora é disponibilizado,
pretende apresentar mais reflexões sobre o tema e mostrar possíveis
caminhos e práticas a serem trabalhados no dia a dia escolar, em diferentes
áreas e com olhar interdisciplinar.
8 Quadrinhos na educação
Não se trata de um manual prescritivo que o docente transforma em
livro didático. A proposta é outra. O objetivo é ajudar o professor, o pesquisador,
o estudante universitário, o interessado na área a entender melhor a
ligação que existe entre educação e quadrinhos, de que forma estes podem
ser trabalhados em sala de aula e, principalmente, ajudar o leitor a refletir
sobre o assunto e a encontrar seus próprios caminhos.
O livro toma como base as obras em quadrinhos incluídas pelo governo
na lista do pnbe. Elas são agrupadas em áreas e/ou gêneros afins – biografias,
literatura em quadrinhos, mangás, quadrinhos infantis, quadrinhos de aventura,
humor – e trabalhadas em suas peculiaridades temáticas e históricas,
bem como, de forma prática, aproximando as publicações da realidade de
sala de aula.
As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades
diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis.
Também configuram prática de leitura desejável para todas as idades.
O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Se
isso for feito, o profissional da área vai se surpreender com a enorme gama
de recursos e contribuições que a linguagem e suas obras podem trazer à
realidade escolar. E a educação brasileira, com certeza, só tem a agradecer
por isso.

Referência Bibliográfica:
BARBOSA, Alexandre; MENDONÇA, João Marcos Parreira; ZENI, Lielson; VILELA Túlio.  

Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática. In: RAMOS, Paulo; VERGUEIRO Waldomiro (Orgs.).  Apresentação.

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